terça-feira, 10 de junho de 2008

Torcida do Atlético-PR - Atitudes surreais

Escapando um pouco da despedida do Iarley e da busca pelo novo técnico, vou relatar sobre um acontecimento no futebol brasileiro.

Um fato curioso, e extremamente lamentável, ocorreu no jogo Atlético-PR x Goiás no último domingo. Segue um trecho da matéria no GloboEsporte.com :

"O Atlético-PR venceu bem o Goiás, mas nem tudo são flores para o Furacão. Durante a partida contra a equipe goiana, um torcedor rubro-negro atirou um copo de plástico no campo, na tentativa de acertar o meia Paulo Baier, que cobraria um escanteio para o time esmeraldino.

Revoltados com o atitude, outros atleticanos foram tirar satisfações e acabaram agredindo o torcedor".

Fiquei abismado com as atitudes, tanto do torcedor que jogou o copo quanto da torcida que o agrediu.

Primeiro, o torcedor que atira objetos no gramado, que ainda faz esse tipo de idiotice. Qual o objetivo disso? É impressionante, por causa de um inconseqüente o clube ser punido com mandos de campo (Sim, existe uma "cláusula" nessa regra que afirma que, se o torcedor que cometeu a infração for encontrado o clube pode não perder os mandos, mas ainda assim corre o risco). Mas não reclamo da regra, e sim da atitude imbecil.

Segundo, e pior, a atitude hostil da torcida quanto ao torcedor. O torcedor é um idiota? É. Mas nem por isso você tem o direito de sair agredindo. Acontecem coisas muito piores na sociedade em que vivemos e não saímos revoltados fazendo o que der na cabeça. Concordo com uma frase do Galvão, uma das poucas coerentes, diga-se de passagem, mas que nesse caso foi correta: "Tudo isso é apenas futebol". E é verdade, como levam a sério essa palavra chamada "Futebol".

O interessante no vídeo, além de tudo isso que relatei (pois é, ainda tem coisas absurdas), no momento em que o torcedor é levado por seguranças e passa por uma espécie de "corredor polonês", um torcedor, igual a todos ali agredindo o rapaz, mas diferente em um aspecto: Ele estava segurando seu filho no colo. Pior do que jogar copo no campo em estádio de futebol e pior do que agredir o torcedor que jogou o copo, é fazer o que esse torcedor fez. Família é sagrada. Qual o exemplo que ele quer passar para seus filhos?

Um absurdo atrás do outro que nos leva a um questionamento sobre um sonho da CBF. Existe condições de abrigar uma Copa do Mundo no Brasil?

Matéria completa (incluindo o vídeo da cena)
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL595068-9827,00.html

Nenhum comentário: