quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tempestade em copo d'água.

Tá, vamos olhar com calma, ok? Começou o Campeonato Brasileiro, ja tivemos 3 rodadas, vencemos uma, perdemos duas. Motivos para desconfiança? Desespero? Talvez. E talvez não.

Façamos uma análise fria: Desses três jogos, dois foram contra concorrentes diretos ao título, Palmeiras e Flamengo, fora de casa. Quantos será que vão conseguir arrancar pontos desses times em seus respectivos estádios? Pouquíssimos, ou quase nenhum, eu diria.

O que eu quero dizer é que a tabela acabou sendo muito injusta com o Internacional, justamente devido a esses dois confrontos. Perder para o bom Palmeiras fora de casa é um resultado normal, jogar com muitos reservas e perder para o Flamengo fora de casa também, apesar das circunstâncias que nos permitiam sair com a vitória domingo.

Não quero transparecer conformismo, é claro que o desejo é sempre a vitória, mas o que se deve ter em mente é que os jogos em casa farão a diferença nesse campeonato. Para o time ser campeão, deverá vencer, se não todos, maioria de seus jogos em casa, principalmente contra os favoritos, e pelo menos arrancar pontos fora dos não-favoritos. Em uma disputa equilibrada como essa, muitos candidatos a titulo vão perder para outros fora.

Por isso acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua. O time do Inter é bom sim. O grupo é bom sim. O técnico É bom sim. Apesar do 'apagão' sofrido nos 10 minutos iniciais, quando o time 'acordou', o Flamengo não levou mais perigo à meta de Renan, que não fez uma defesa sequer desde então. E o isolamento do Nilmar acabou, nos dois tempos ele levou perigo com chances claras de gol.

Palmeiras e São Paulo, por exemplo, deveriam estar preocupados: o primeiro venceu um jogo em casa contra um favorito, ótimo. Porém, empatar com a Portuguesa praticamente em casa é um tropeço e tanto. O São Paulo, por sua vez, perdeu e empatou uma em casa contra times que a princípio disputarão colocações intermediárias na tabela, e empatou uma fora contra o limitado time do Atlético-PR. Esses aí não estão sabendo aproveitar...

Só para constar, no final da terceira rodada ano passado o líder era o Paraná com 9 pontos, e todos sabem onde ele terminou...

Os próximos jogos do Inter são: Sport (C), Portuguesa (F), Botafogo (C), Vitória (F), Grêmio (F)Acreditem: virão pelo menos 10 ou 13 pontos desses jogos, e estará tudo nos conformes.Esse campeonato vale o centenário, e é bom que ninguém deixe de acreditar, pois o Inter (direção, comissão técnica, jogadores, torcida) precisa manter-se acordado e acreditando para não passar um 2009 como o Atlético-MG vive 2008.

obs: Não esqueci do Jonas e.... tá, talvez essa seja uma preocupação pertinente....

Nenhum comentário: